Como acontece o desentupimento das cabeças de impressão?

Pro Solven, Como acontece o desentupimento das cabeças de impressão?

 

Pro Solven: É muito comum haver falhas em algumas impressoras depois de um tempo de uso. E são vários os motivos que podem levar a essas falhas, como temperaturas muito altas, umidade relativa do ar, acúmulo de poeira ou resíduos de tinta e o ato de ficar sem usar a impressora por um longo período.

 

Existem alguns cartuchos que não são originais e, para garantir uma impressão de qualidade, as tintas desses cartuchos possuem vários componentes químicos que fazem com que as impressões não saiam manchadas e nem falhadas.

 

Após um período muito longo de utilização, esses componentes podem deixar resíduos que acabam danificando o funcionamento das cabeças de impressão. Por isso é importante manter uma limpeza e manutenção regulares nos equipamentos e optar por usar tintas originais.

 

Principais motivos que podem gerar defeitos na impressora

 

Os principais problemas nas impressoras podem ocorrer devido a fatores como: reguladores de pressão desbalanceados; tintas de qualidade ruim; defeito na placa principal; acúmulo de tinta ressecada nos orifícios das cabeças de impressão; entupimento das cabeças de impressão, etc.

 

No caso do entupimento das cabeças de impressão (que é o tema que trataremos neste artigo), é necessário realizar uma limpeza especializada para desentupir os orifícios.

 

O que são e para que servem as cabeças de impressão?

 

As cabeças de impressão são as peças responsáveis por aplicar a tinta no papel que será impresso. Elas estão situadas nas pontas dos jatos e são o canal de saída que irá direcionar corretamente as gotas de tinta, resultando na impressão final.

 

Para manter as cabeças de impressão funcionando perfeitamente, a Pro Solven recomenda alguns cuidados, como: usar tintas originais; não ficar transportando ou mudando a impressora de posição para evitar que o filtro de tinta não saia do lugar e para não ocorrer o vazamento de tinta; e realizar limpeza nos cabeçotes de impressão sempre que houver falhas na impressão.

 

Como desentupir as cabeças de impressão?

 

O desentupimento das cabeças de impressão não é um procedimento tão simples e, por esse motivo, não deve ser feito por qualquer pessoa.

 

A Pro Solven tem a tecnologia adequada e profissionais especializados para realizar o desentupimento das cabeças de impressão de qualquer modelo ou marca, principalmente em Epson DX5, Epson DX6, Epson DX7, Xaar 128/360, Xaar 128/200, Konica KM-512 14pl, Seiko, Spectra, Ricoh.

 

A Pro Solven utiliza produtos reagentes apropriados e de primeira qualidade no processo de desentupimento das cabeças de impressão, realizando uma limpeza profunda e aumentando sua vida útil.

 

Por que ocorre o entupimento das cabeças de impressão?

 

O principal fator que leva ao entupimento das cabeças de impressão é o acúmulo dos resíduos de tinta.

 

Normalmente não ocorre a obstrução total dos canais da cabeça, pois a própria peça possui um filtro onde são retidas todas as impurezas antes delas chegarem aos microdutos e ao orifício de saída do jato.

 

Entretanto, para evitar uma obstrução maior, consulte nossos técnicos para verificar se há a necessidade de realizar a limpeza logo nos primeiros sinais de falha da impressora.

 

 

 

 

Solicitar Contato Técnico